Cronograma Capilar

16:41

Oi meu povo!

Pra estrear meu blog, não podia ser outro assunto né? Claro que tinha que ser sobre o que eu mais amo falar (fora comida), que são cabelos e as artimanhas que devemos fazer pra deixá-los sempre lindos! 

Mas vamos lá, primeiro: O que é o cronograma capilar? Bem, basicamente é como se fosse uma "agenda" do seu cabelo. Com ele você repõe a água, a massa e os nutrientes do seu cabelo que são perdidos nos processos químicos (descoloração, progressiva etc), e claro, são perdidos naturalmente também, seja por exposição ao sol, pela água que é usada para lavar o cabelo, e  não vamos esquecer dos vilões master: chapinha e o secador. Por causa desses N fatores, nossos cabelinhos são agredidos diariamente, e por isso temos que compensar essa perda, por isso utilizo do cronograma pra deixar (ou pelo menos tentar) deixar tudo apresentável rs
O cronograma tem três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. Na hidratação você vai repor a água do cabelo. Sabe quando teu cabelo molhado fica lindo e na hora que seca parece uma vassoura de tão ressecado? Então, adivinha do que ele tá precisando? Isso mesmo, hidratar! Você pode usar produtos à base de aloe vera (babosa), eu geralmente prefiro usar a planta natural mesmo, mas quem não tiver como, não tem problema, bephantol e glicerina também são ótimos aliados para deixar os cabelos bem hidratados. 
Na etapa de nutrição você vai repor os nutrientes. Você sabe quando teu cabelo tá precisando de nutrição quando ele está poroso, com aparência espigada, fácil de quebrar e quando molhado ele fica elástico, particularmente é a etapa que mais amo do cronograma, meus cachos agradecem rs. Ah, e essa etapa é realizada com óleos 100% naturais, tipo azeite de oliva, óleo de mamona e etc. 
E a ultima etapa, mas não menos importante é a reconstrução! É a reposição protéica dos fios. Quando seu cabelo estiver extremamente quebradiço, sem brilho e movimento, e até quando molhado continua espigado e duro, é reconstrução que ele tá pedindo! 
Antes de iniciar o cronograma é bom saber do que o seu cabelo precisa mais, e seguir o cronograma oficial, você o segue por um mês mais ou menos e depois quando já estiver mais acostumada com ele vai perceber com mais nitidez a necessidade dos fios e montar o seu próprio cronograma de acordo com o que ele tá precisando. No meu caso já sei do que meu cabelo está precisando só batendo o olho, mas pra quem vai iniciar agora é bom fazer uma planilha ou anotar no calendário, enfim, uma forma em que você consiga seguir à risca as datas dos procedimentos do cronograma. 
Vale lembrar que: Você sempre hidrata mais que nutre e nutre mais do que reconstrói.
Por exemplo, em um mês são 8 hidratações, 3 nutrições e 1 reconstrução. Como segue nesse modelo oficial do cronograma capilar: 


Esses procedimentos são intercalados, e geralmente com intervalo de 2 dias entre cada um. No meu caso eu não aguento ficar 2 dias sem lavar o cabelo, então faço dia sim, dia não. O que não tem problema, vai de cada um, de quanto tempo você aguentar ficar sem lavar o cabelo, mas 2 dias já é um tempo bom. 

Bem, acho que é só isso por hoje. Depois eu vou fazer outros posts mostrando produtos para realizar o cronograma capilar, e como utilizá-los. Qualquer duvida, pode deixar nos comentários.
Espero que tenham gostado! Beijão

You Might Also Like

4 comentários

  1. Minha amiga virou blogueiraaa, amei minha flor, quero assessoria particular kkkk

    ResponderExcluir
  2. Vai arrasa com o blog agora, quero video também!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já to preparando os videos pro youtube gatinha!! <3 Beijooo

      Excluir

Popular Posts